AÇAILÂNDIA - empreendedorismo feminino cada vez mais participativo no mercado


É inegável o crescimento do empreendedorismo feminino em nível nacional e estadual. No universo dos pequenos negócios, a participação feminina é cada vez mais forte. Elas tem superado cada vez mais desafios e flexibilizado seu próprio tempo no gerenciar da empresa com outras atividades da vida familiar.

A empresária de Açailândia, Suzana Rocha Brasil, tem o perfil da empresária contemporânea, ela faz parte das mais de 271 mil maranhenses que ganham a vida como empresárias tocando seus próprios negócios ou da família, e corresponde às 9,3 milhões de mulheres brasileiras, como detalha o relatório especial realizado pelo Sebrae, Donas de Negócios do Brasil (2018).

Atendida pelo Sebrae, por meio da Regional em Açailândia, Suzana carrega um histórico de conquistas e desafios junto com seu marido, Elias Brasil. A frente da Mattriz Sport’s, com 23 anos no mercado, atua com o comércio varejista, na venda de artigos esportivos, caça, pesca e camping. Sua história de empreendedorismo começou há mais de 20 anos. A atividade anterior a de empresária foi de bancária, após sair do banco na época, entrou no segmento por necessidade. O marido fundou e comandou o negócio nos primeiros dois anos da empresa, inicialmente com caça e pesca, em seguida, Suzana entrou na parte da gestão. Ao passarem por uma crise, viram a necessidade de inserirem mais segmentos próximos ao que já comercializavam, como moda fitness.

Com auxílio do Sebrae, a empresária pôde aprimorar a condução dos negócios e ampliar, levando filiais para outras cidades da região. Nos primeiros anos eram apenas dois funcionários na loja matriz em Açailândia. Hoje são 50 funcionários no total, com matriz e uma filial em Açailândia, e ainda filiais nas cidades de Estreito, Imperatriz e uma franquia voltada para o setor de alimentação, o restaurante Vivenda do Camarão. Atualmente possui uma clientela variada, que inclui apreciadores e praticantes de esportes, escolas, prefeituras e demais públicos envolvidos com a atividade de lazer, como a pesca.

Capacitações

O estudo do Sebrae ainda mostra que as mulheres empreendedoras são mais jovens e ainda realizam tarefas domésticas mesmo com o próprio negócio. Nesse perfil da mulher empresária contemporânea, um outro ponto singular é que elas tem se preocupado cada vez mais com a qualificação e tem nível de escolaridade 16% superior ao dos homens.

A empresária acredita que em meio à crise, a grande estratégia é se reinventar e foi o que ela fez. Buscou agregar segmentos e visualizou novas oportunidades de expansão da empresa, como no ano de 2015, em que o cenário nacional se direcionava para uma crise econômica. Mas aproveitou a oportunidade que no Maranhão, a realidade no mesmo ano caminhou diferente, nos primeiros cinco meses, foram 9.775 novos empreendimentos abertos, uma média de 72 empresas por dia, de acordo com Data Sebrae e Boletim Estudos e Pesquisas do Sebrae.

Projeto Empreendedorismo Feminino

Segundo a diretora de Administração e Finanças do Sebrae no Maranhão, Rachel Jordão, única mulher na diretoria executiva da instituição, o Maranhão é um dos 10 estados que estão recebendo recursos do Sebrae Nacional para desenvolver este projeto pioneiro de empreendedorismo feminino, lançado no Maranhão em novembro de 2018. “Aqui no Nordeste, apenas o Maranhão e a Bahia estão incluídos nesta iniciativa. Conseguimos essa vitória, ao mostrarmos que há quase 300 mil mulheres donas de negócios no estado e que um a cada três empresários maranhenses são do sexo feminino. Aqui estão cerca de 4% de todas as mulheres empreendedoras do país. As mulheres estão assumindo cada vez mais o papel de protagonista no mercado empresarial local. A prova disso é que, segundo a pesquisa GEM, quase a metade dos MEI existentes no país são mulheres (48%)”, afirma a diretora Rachel Jordão.


Comunicação SEBRAE

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