A estudante surda Luana Sousa Silva, do Centro de Ensino
Raimundo Soares da Cunha, escola da rede estadual localizada no bairro Bom
Sucesso, em Imperatriz, comemorou, na última semana, a conquista de uma vaga no
curso de Química, pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus de
Açailândia.
A
aprovação da estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi considerada
pela comunidade educacional como resultado dos investimentos do Governo do
Maranhão na educação especial, com foco na inclusão.
Eduardo
Souza da Fontoura, que acompanhou a estudante, ao lado de outros educadores e
intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no Atendimento Educacional
Especializado (AEE), ressaltou os fatores que a possibilitaram alcançar a vaga
na instituição.
Na
última quarta (13), ela esteve em Açailândia, acompanhada dos professores
Eduardo e Vyvian Steffanie Leite dos Reis da Fontoura, ambos intérpretes de
LIBRAS, para assinar o documento de manifestação de interesse presencial pela
vaga e a matrícula no curso.
O
gestor do CE Raimundo Soares da Cunha, Erick Rocha, comemorou o sucesso de
Luana e demais alunos aprovados pelo Enem. “Felicidade tamanha porque sou
professor de Química, mas como gestor escolar, ciente de todas as lutas e
batalhas enfrentadas, percebo que estamos no caminho certo, graças ao trabalho
incansável da equipe de professores, em especial aos do Atendimento Educacional
Especializado”.
“Estamos muito felizes com a aprovação de Luana, porque isso
fortalece ainda mais o nosso trabalho e nos revigora na construção de novas
trajetórias que venham a favorecer ainda mais a inclusão dos estudantes, o
acesso à aprendizagem no ambiente escolar e, consequente ingresso no ensino
superior”, destacou a gestora Regional de Educação de Imperatriz, Orleane
Evangelista de Santana.
Investimentos
Em
2015 o Governo do Estado realizou concurso com 230 vagas para profissionais da
Educação Especial (SUEESP) e, ao longo dos anos, vem formando professores para
o AEE e demais profissionais da escola com ênfase na educação inclusiva.
Entre
as ações também se destacam: os programas Escola Acessível e Livro Acessível,
elaboração de Caderno de Orientações Curriculares, salas de Recursos
Multifuncionais (SRM), AEE, realização de cursos como LIBRAS, Braille e
Soroban, entre outras formações continuadas para professores das redes
públicas.
Ascom
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