Prova do ENCCEJA teve milhares de participantes


Mais de 789 mil pessoas de todos os estados do País realizaram, nesse domingo (5), as provas da edição deste ano do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) Nacional. O gabarito oficial será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até 17 de agosto. A partir de outubro, serão revelados os resultados individuais dos participantes. 
O Encceja 2018 teve um total de 1.695.608 inscritos, sendo 1.339.282 em busca do certificado do Ensino Médio. Outras 356.326 pessoas se inscreveram para conquistar o certificado do Ensino Fundamental. Durante a manhã, os participantes responderam a questões sobre Ciências Naturais e Matemática, nas provas para o Ensino Fundamental; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, para o Ensino Médio.
Já o período vespertino foi reservado às perguntas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, História e Geografia, para o Ensino Fundamental; e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias, para o Médio. Na parte da tarde, os inscritos também fizeram as redações, que neste ano tiveram os seguintes temas: "Possibilidades de uma alimentação segura para a população brasileira”, para o Ensino Fundamental, e “Os riscos do trabalho noturno para a saúde do trabalhador", para o Ensino Médio.
Para receber os certificados, os participantes devem atingir, no mínimo, 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento. Além disso, para as provas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física, no Ensino Fundamental, e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, no Ensino Médio, é necessário que o inscrito tenha nota igual ou superior a cinco pontos na redação.
Os candidatos aprovados nas quatro áreas do conhecimento devem procurar a Secretaria de Educação ou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia indicado no momento da inscrição para receber o certificado. Já os participantes que obtiverem nota mínima apenas em uma das áreas devem solicitar a declaração parcial de proficiência.

Postar um comentário