Um projeto antigo será objeto de um "projeto de
engenharia", de acordo com o Programa de Parceiras de investimentos (PPI),
pertencente a Secretaria Geral da Presidência.
O trecho final da Ferrovia
Norte-Sul, que liga Açailândia (MA) ao Porto de Vila do Conde, em Barcarena, no
Pará, vai figurar entre as prioridades do programa. O traçado de 477 km de
extensão, é considerado um dos mais difíceis da ferrovia e estava previsto desde
a retomada das obras da Norte-Sul, em 2006, no Programa de Aceleração do
Crescimento (PAC), no governo da ex-presidente Dilma Rousseff .
O trecho já teve um estudo de viabilidade técnica e econômica
concluído pela Valec. Em 2012, a estatal previu um investimento no trecho de R$
3,7 milhões.
Ao chegar ao porto de Vila do Conde, a Norte-Sul ganharia outra
alternativa de saída portuária, saindo pelo Pará. Hoje seu acesso está restrito
à Estrada de Ferro Carajás, que segue até o porto de Itaqui, no estado do Maranhão.
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