Maranhão possui mais de 450 máquinas de hemodiálise disponíveis


O Governo do Estado tem aumentado progressivamente a rede de tratamento nefrológico em todo o Maranhão. Para garantir a assistência integral e gratuita de pacientes renais crônicos através do Sistema Único de Saúde (SUS), 458 máquinas de hemodiálise estão em funcionamento no estado, somando as da gestão municipal e estadual. Além destes equipamentos, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) firmou convênio com o município de Floriano (Piauí) e empresa privada para atendimento de 85 pacientes da região de Açailândia.
Segundo o Ministério da Saúde, atualmente, cerca de 100 mil doentes renais crônicos precisam de tratamento de Terapia Renal Substitutiva no país – 85% assistidos exclusivamente pelo SUS. Um dos principais fatores de risco para doença renal crônica é a diabetes e a hipertensão.
As 13 unidades estão instaladas em São Luís (5), Pedreiras (1), Bacabal (1), Imperatriz (2), Caxias (1), Timon (1), Codó (1) e Açailândia (1). Funcionando em três turnos, a capacidade total de pacientes é 2.748.
A SES tem adotado todas as medidas possíveis para garantir a entrega de novas unidades em diferentes regiões do estado, para fortalecer a rede de cuidados. Dentre elas, a construção de sete centros de hemodiálise, dos quais três estão previstos para serem entregues em 2018 nas cidades de São Luís, Pinheiro e São José de Ribamar.

Postar um comentário