Jovens de Açailândia, ganham importante prêmio na capital do MA

Dois jovens de Açailândia (MA) João Paulo e Gerliane, foram vencedores do prêmio Fapema 2017 Neiva Moreira, na categoria Desenvolvimento Humano. A solenidade de premiação dos indicados ocorreu na última terça-feira (5), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA). Os jovens representaram um grupo que faz parte do projeto Vigilância em Saúde, desenvolvido no Piquiá de Baixo em Açailândia.
De acordo com o edital da Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), esta categoria contemplou as    iniciativas  da sociedade, cujos  atores  desenvolveram,  entre  julho  de 2016 e  junho  de  2017, conhecimentos  não  acadêmicos, mas  pautados pela experiência cotidiana e com comprovada contribuição  para  o desenvolvimento  humano,  preservação  sociocultural  e  para  concepção  de novas tecnologias.
O projeto desenvolvido em Piquiá de Baixo começou quando um grupo de jovens decidiu estudar os impactos das atividades industriais e de siderurgia instalados na comunidade e que emitem muitos poluentes. Desde o ano de 2016, eles participam, juntamente com um grupo de jovens de Santa Cruz (RJ), de capacitação, que incluiu visitas à sede da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro (RJ), para aprender como seria feito o monitoramento e assim medir a poluição do ar. O projeto, que foi financiado pela organização Medico International, recebeu o apoio da Justiça nos Trilhos, Fiocruz e Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS) e possibilitou a esses dois grupos acompanharem os índices de poluição do ar em suas comunidades.
Justiça nos Trilhos

Postar um comentário