Violência sexual atinge mais de 30 milhões de mulheres

Cerca de 30 milhões de brasileiras já foram vítimas de violência sexual. O dado faz parte de um estudo do Instituto Patrícia Galvão divulgado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). Segundo a pesquisa, 39% das entrevistadas afirmou ter sido alvo de violência.

A pesquisa mostrou que 73% da população concorda que a violência sexual é praticada por algum conhecido próximo da vítima. Para 74% dos entrevistados, esse comportamento é reforçado pela mídia. A opinião de que "é preciso ensinar os homens a respeitar, e não as mulheres a temer”, foi quase unanimidade entre os entrevistados: 96% concordam com a colocação.
Mais da metade das mulheres – 69% – atribuíram ao machismo os casos de violência sexual. Contudo, 42% alegaram que são as mulheres quem provocam as situações de violência.

A maioria da população reconhece como violência sexual os seguintes atos: ter fotos ou vídeos íntimos divulgados sem a sua autorização (92%), ser seguida na rua ou em outros locais por um homem que demonstrou ter interesse sexual (91%), ser procurada insistentemente por telefone ou rede social por um homem que demonstrou ter interesse sexual (87%) e ouvir comentários ou cantadas que a deixem com medo (84%).

A instituição ouviu mil pessoas de ambos os sexos, maiores de idade, em 70 municípios de cinco regiões, no período de 6 a 19 de julho de 2016. 

Postar um comentário