Campanha de vacinação contra a gripe segue até o dia 20 de Maio em todo estado

O Governo do Maranhão realiza, até o dia 20, a Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza A, transmissor da gripe H1N1. De acordo com o secretário de Estado da Saúde (SES), Carlos Lula, as vacinas foram encaminhadas para todas as Unidades Regionais de Saúde do Maranhão e a meta é vacinar 80% da população prioritária – crianças, gestantes e idosos.
A campanha é direcionada para crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, bem como doentes crônicos com recomendação médica, pessoas com problemas respiratórios, cardíacos, com baixa imunidade, dentre outros.
Ao todo, são 1.794 postos de vacinação e 8.406 pessoas envolvidas em todo o estado. Na capital, são 158 postos, sendo 62 nas Unidades de Saúde e 96 postos volantes. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a campanha já alcançou 36,96% das pessoas indicadas para imunização em todo o estado. Já na capital, 50% do grupo prioritário já foi alcançado pela iniciativa.
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da Influenza.

Postar um comentário